domingo, 26 de fevereiro de 2012


A FALTA DE CHUVA

Já anda tudo atrapalhado por causa de umas semanas sem chuva. Acredito que, com toda a certeza cause problemas e prejuízos. Mas, por vezes, são exegerados e empolados na mira de se conseguirem mais uns apoiozinhos. Julgo haverem seguros próprios que cada um dos agricultores pode fazer, mas grande parte deles não o fazem, pelo menos por aquilo que tenho percebido. É preferível andarmos de mãos estendidas ao "papá" Estado, julgando que o mesmo é uma grande Companhia Seguradora para todas as desgraças, que cobre todas as eventualidades e imprevistos. Em todo o caso, tudo serve para estendermos a mão. Há quem me diga que há fundos próprios para apoiar este tipo de problemas, eu sei, mas ainda assim eu continuo a dizer que, apesar disso, não deixamos de estar continuamente na expectativa e no hábito da pedinchice. Já agora, eu também queria apoios, esta crise tem-me afectado muito e, suponho, que todos os outros portugueses, aos quais a crise tem afectado, também gostariam de poder contar com uns apoiozitos extras. Mas a única coisa com que nos confrontamos, é pedirem-nos mais impostos e, se não tens dinheiro para pagar, devido precisamente aos efeitos de um problema, que não foi nem por nossa culpa que existiu, nem os seus efeitos ocasionados por nós, apesar disso, não olham para trás e tiram-te os bens, bens esses que, na maioria dos casos, foram conseguidos ao longo de anos e anos de trabalho árduo e de sacrifício, não deixando os impostos de serem pagos, num tempo em que se ganhava para isso. Agora, depois de termos - eu não - contribuido para a destruição da nossa agricultura, virou moda dar todas as facilidades e ter todos os cuidados com essa actividade primária. Acho bem, mas não exagerem. É que, sujeitos aos problemas do clima estamos todos, e a precisar de apoios extras, também estamos todos. Mas cá estarei para vêr, quando chover, não faltarão os pedidos de ajuda para pagar prejuízos causados pela cheias. É assim como, preso por ter cão e preso por não ter. Se não chove, dá cá ajudas, mas se chove, as ajudas também são precisas para pagar os prejuízos.
Assim é difícil. Bolas!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário