sexta-feira, 17 de setembro de 2010



PENSAR ODIVELAS

Xara-Brasil encabeça
o projecto para dinamizar
o comércio local




Ontem, dia 16 de Setembro de 2010, e embora já saiba do que consta na generalidade este projecto, fui assistir á apresentação que foi preparada para alguns amigos e conhecidos que estão interessados em contribuir com o mencionado projecto. É de saudar este tipo de iniciativas. Claro que sou suspeito ao falar positivamente sobre o mesmo, uma vez que, sendo de iniciativa encabeçada pelo Xara-Brasil, vem conotado com o CDS/PP em termos políticos e eu, como muitos sabem, sou militante do CDS/PP, além de já ter sido Presidente da Concelhia sendo actualmente Vice-Presidente da comissão encabeçada pelo Xara-Brasil. Não obstante o facto de estar ligado ao CDS/PP como atrás referi, não posso deixar de salientar que iniciativas destas é o que o nosso Concelho precisa e o País em geral, e temos que acarinhar os cidadãos dispostos a porem em marcha tais projectos. Na apresentação de ontem constatei de facto o interesse demonstrado pelos presentes, não só no projecto, como também no quererem contribuir com idéias, o que é notóriamente agradável, segundo o meu ponto de vista. No entanto e apesar do exposto, continua-se a perder tempo na discussão de problemas que pouco ou nada vão adiantar ou ajudar no específico ao que se quer modificar. E para que fique claro, o que se quer modificar é o caminho que está sendo seguido pelos comerciantes e alterar, dentro do possível, as políticas utilizadas, quer pela Câmara, quer pelo Governo - no geral - no que respeita ao comércio. Não me parece, por isso, oportuno, perder-se tempo na discussão de questões que, embora sejam importantes, fogem á matéria em causa - a dinamização do comércio local -. Na minha visão global do problema, que deve importar discutir e resolver, a curto/médio prazo, para que se concretize essa vontade de dinamização do comércio local, passa pelos seguintes aspectos:

1 - Projectos como o que está em causa onde se prevê diversas actividades, eventos e ideias generalistas para apoiar o comerciante, serão sempre bem vindos, hajam mais.
2 - Pessoas, intituições, associações e outras forças vivas do Concelho, com disponibilidade e vontade para executarem o necessário com o objectivo de implementar o proposto e, claro, que acreditem. Será bom que apareçam muitas mais, será bom para todos, pois aumentar-se-á a possibilidade de postos de trabalho, trará benefícios quer, para o comerciante, quer para o consumidor.
3 - A segurança deve ser reforçada em todo o Concelho e especialmente nas zonas mais comerciais, pois é a base da construção de uma sociedade mais tranquila e mais confiante, não só para quem tem o seu comércio de porta aberta na rua, como também para quem anda na via pública fazendo as suas compras ou apenas passeando.
4 - A iluminação tem que ser melhorada, no mínimo, nas zonas mais comerciais do Concelho. Na minha opinião ajuda a que o cidadão se sinta mais seguro.
5 - A Associação de Comerciantes tem que ser mais interventiva, mais presente, preocupar-se com verdade e competência dar apoio real ao comerciante e promover a formação profissional.
6 - O comerciante tem que modificar a sua mentalidade no que respeita aos horários que pratica, na forma do atendimento ao público, na exigência na escolha dos seus colaboradores, bem como na escolha dos seus fornecedores relativo ás condições que lhe apresenta para venda dos respectivos produtos bem como as formas de pagamento, na exigência da relação qualidade/preço, na modernização dos seus estabelecimentos - para os que necessitem e que façam realmente essas modernizações, deve existir bonificações e facilidades para recorrerem aos empréstimos bancários, benefícios e isenções fiscais -, e por último devem acatar rigorosamente a lei do consumidor sob pena de continuarem a perder a confiança do mesmo. Mais assuntos poderiam ser incluidos na discussão do tema do comércio, todos sabemos a quantidade de assuntos que podem estar relacionados, mas estaríamos a desviar-nos da questão primordial: a dinamização do comércio local. É preciso ultrapassar a inércia e nada melhor que dar o primeiro passo que passa por pôr as pessoas a mexerem-se e a "Pensar Odivelas" procurando rápidamente levar o público em geral a terem razões para saírem á rua em vez de se enfiarem nos Centros Comerciais. Se noutras zonas e cidades, quer do País quer da Europa, isso foi conseguido, porque não se conseguir o mesmo no Concelho de Odivelas e na cidade de Odivelas?

Armindo Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário